segunda-feira, 13 de setembro de 2010

MEMÓRIAS DA PRÁTICA DE WINDSURF EM FARO 1980




No ano de 1980 tive a oportunidade de experimentar e iniciar-me na pratica do Windsurf na Praia de Faro.
Esta modalidade náutica era na altura novidade em Portugal com muito poucos praticantes.
Recordo que os meus primeiros contactos com este desporto se desenrolaram no mar, o que aumentou consideravelmente o grau de dificuldade no processo de adaptação, sendo aconselhada a iniciação em planos de água interiores (rios ou lagos).
Como já praticava vela há uns anos, a abordagem ao Windsurf viria a tornar-se relativamente fácil.
Já no ano de 1984 participei no "Troféu Neptuno" , organizado pelo sr. Bernardino (Camané), que decorreu na Praia de Faro e onde estiveram presentes cerca de meia centena de velejadores do Algarve e de todo o País.
Este evento, que se iria repetir nos anos seguintes, tornou-se num excelente meio de divulgação e promoção da Praia de Faro a nível nacional e internacional.
Nessa prova concorri na Divisão II (cascos redondos), utilizando uma prancha à vela "Sodin" que um amigo francês me emprestara.
Classifiquei-me no Top 10 (8º. lugar) tendo superado as minhas expectativas.
A entrega de prémios realizou-se na famosa Discoteca "Desvio", onde se proporcionaram aos concorrentes e convidados momentos de grande confraternização e diversão.
Resolvi então adquirir a minha própria prancha à vela, tendo optado pela "Windglider" com a qual passei excelentes momentos a navegar pelos canais da Ria Formosa e no mar.
Ainda hoje pratico algum Windsurf (clássico) quando tenho disponibilidade, tendo participado no "Windsurf Challenge 2009," organizado pela Conquilha e Centro Náutico da Praia de Faro, destacando-se o espírito de salutar camaradagem que continua a unir as gentes do mar.