terça-feira, 28 de setembro de 2010

MEMÓRIAS DA REGATA "SUBIDA E DESCIDA DO GUADIANA" 1991



Subida e Descida do Guadiana à Vela 1991

Outra das regatas carismáticas em que marquei presença foi na tradicional Subida e Descida do Rio Guadiana.

Nessa regata, o Ginásio Clube Naval de Faro esteve representado com duas tripulações, o Hugo Rocha e Eduardo Seruca na classe 470, e eu com o meu amigo e proa Filipe Nascimento "Pimpim" na classe Snipe.

A deslocação para Vila Real de Santo António começou de forma atribulada, dado que o atrelado em que transportávamos os barcos furou à saída de Faro para Olhão, tivemos de desmontar a roda furada, voltar a Faro para reparar, e montar novamente no local.

Continuámos a viagem e, chegados ao clube de Vila Real de Santo António, aparelhámos os barcos e dirigimo-nos para a linha de largada.

Nesse dia estava vento favorável e realizámos o percurso até Alcoutim sem problemas, cortando a linha de chegada em terceiro lugar, atrás dos snipes de Olhão e Vila Franca de Xira.

A tradicional festa em Alcoutim durou até às tantas.

Na manhã seguinte, ainda em "ressaca", fomos para a largada da segunda parte do percurso até VRSA.

A descida do rio realizou-se com vento contra, à bolina e a "bordejar", tendo tomado a dianteira da regata, até relativamente perto da chegada, onde fomos ultrapassados pela tripulação de Vila Franca num salto de vento que não soubemos aproveitar.

Conquistámos no entanto o segundo lugar, o que numa prova com estas características não deixou de ser um feito.

A entrega de prémios decorreu no Casino de Montegordo e regressámos a Faro plenamente satisfeitos com a classificação obtida numa prova tão importante, que ainda hoje atrai muitos velejadores portugueses e espanhóis.