terça-feira, 14 de setembro de 2010

MEMÓRIAS DO CAMPEONATO DE PORTUGAL DE VELA DA CLASSE CADETE 1976




Um dos momentos da minha carreira como velejador que recordo com grande satisfação e orgulho foi o título de Vice-Campeão de Portugal conquistado em Cascais no ano de 1976.
Na altura representava o Sport Faro e Benfica cuja frota de vela assumia lugar de destaque a nível regional e mesmo nacional.
Para ultrapassar o critério de selecção tendo em vista a participação nesta importante prova tive de me empenhar bastante com muito treino e dedicação.
A tripulação do Cadete 7046 do SFB era constituída por mim como timoneiro e pelo Rui Martins na posição de proa.
Tal não foi a nossa satisfação quando numa reunião realizada na sede do clube em Faro nos foi transmitida a decisão de sermos os escolhidos para representar a Instituição no Campeonato.
Antes de partirmos para Cascais participámos num Estágio de Vela que se decorreu na Ilha do Farol / Deserta, onde estiveram igualmente presentes as equipas do Ginásio Clube Naval de Faro.
Finalizados os treinos preparámos o equipamento e fomos para Cascais.
Nessa altura, para jovens com quinze anos participar num evento desta envergadura era sem dúvida um desafio enorme onde as variadas emoções e nervosismos deram lugar a um estado de grande alegria.
Recordo-me que no primeiro dia do Campeonato tivemos uma avaria no sistema do leme mas que superado nos permitiu classificar-mo-nos em terceiro lugar na primeira regata.
Entravamos bem no Campeonato e nas regatas seguintes conseguimos ganhar uma delas e tirar um segundo lugar.
Nos restantes dias obtivemos sempre resultados nunca abaixo do terceiro lugar o que nos abriu as portas para uma excelente classificação.
Chegámos ao fim da prova, onde estiveram presentes velejadores de todo o País, conquistando o Sport Faro e Benfica o título de Vice-Campeão de Portugal na Classe Cadete, tendo o título de Campeão Nacional sido atribuído à equipa do Ginásio Clube Naval de Faro o que muito nos orgulhou, na medida em que a Cidade de Faro esteve muito bem representada.
Esta participação desportiva ainda nos trás memórias inesquecíveis dos momentos de confraternização que vivemos nesses tempos de jovens velejadores.