quinta-feira, 16 de setembro de 2010

MEMÓRIAS DO CLUBE DO MAR / FARO 1996-1998



Cidade de Faro no Programa Oceanofilia Expo 98 em Vela.
No ano de 1996 fui convidado para assumir as funções de Técnico de Vela no Programa Oceanofilia da Expo 98 (Clubes do Mar) em Faro.
Este Projecto, sediado na Escola Dr. Joaquim de Magalhães, sob orientação do Professor Victor Pelica, tinha como objectivo principal contribuir para a iniciação e formação de jovens velejadores.
O Ginásio Clube Naval de Faro cedeu as instalações e comecei o meu trabalho com os alunos da Escola Dr. Joaquim de Magalhães.
Notei desde logo que a adesão por parte dos alunos a esta modalidade desportiva era bastante positiva, evidenciando gosto e determinação pela prática este desporto.
Posteriormente, seleccionei um grupo de velejadores para formar uma Equipa, a qual iria representar o Clube do Mar de Faro nas Provas/Encontros a nível nacional.
Apesar da componente competitiva não ser o mais importante, todas as Escolas Expo 98 no País participaram com o intuito de conseguir a melhor classificação possível.
Dediquei-me de alma e coração à Equipa de Faro e sinto-me bastante orgulhoso por os jovens velejadores desta equipa terem ganho todas as Provas do Circuito Nacional: Apartadura, Lisboa, Aveiro e Faro.
Em Aveiro (Gafanha da Nazaré) foi certamente a prova mais importante, que decorreu integrada no Fórum Escolas Expo 98, e a qual ganhámos nas duas classes de vela: Optimist e L´Equipe, tendo o Clube do Mar de Faro recebido elogios por parte do Ministro Marçal Grilo e Dr. Mega Ferreira.
Com os velejadores, Pedro Fernandes, Nuno Silva, Pedro Balcinha, Miguel, André Simões e Duarte Simões, entre outros, a Escola Dr. Joaquim de Magalhães e o Clube do Mar de Faro, foram bastante acarinhados a nível local e nacional.
Muitos destes velejadores continuam actualmente a "dar cartas" no panorama da Vela Nacional e mesmo Internacional.
Parabéns a eles!