quinta-feira, 2 de setembro de 2010

MEMÓRIAS I ENCONTRO MONTANHA 1980





Encontro Nacional de Montanha ( Outubro de 1980 ).

Na sequência das minhas actividades na Escalada no Algarve (finais da década de setenta), apareceu-me a oportunidade de participar num Encontro Nacional de Montanha (Serra de Montejunto).

Falei sobre o assunto ao meu colega de aventuras, José Guerreiro da Palma, e ficou decidido que iríamos os dois participar neste evento.

Como era sócio do Sport Faro e Benfica, através da então Secção de Campismo formalizei a inscrição, dado que se tratava de uma organização da Federação Portuguesa de Campismo (Actividades de Montanha).

Fizemos as mochilas e fomos de comboio até Lisboa.

Ficámos uma noite em casa de um amigo, Pedro Urbano Lima, e no outro dia de manhã apanhámos um autocarro para Torres Vedras - Cadaval.

Chegados ao Cadaval iniciámos uma caminhada até ao local do Acampamento (Casal do Janota - Cabanas de Torres).

No Acampamento montámos as tendas e tratámos da confirmação da inscrição, causando a nossa presença alguma admiração nos participantes dado que o Algarve não tinha na altura quaisquer tradições nas áreas do Montanhismo e Escalada.

Para mim também foi uma experiência totalmente nova, participar num evento com tantos praticantes de Montanhismo, uma actividade que sempre me fascinou.

Nessa tarde realizou-se uma actividade de Marcha de Montanha percorrendo a Serra de Montejunto com visita a vários locais de interesse, onde admirámos paisagens deslumbrantes.

À noite, após o jantar, assistimos ao fogo de campo e regressámos ás tendas.

Na manhã seguinte, bem cedo, realizou-se a Prova de Orientação em Montanha, na qual participámos, tendo a nossa Equipa feito excelente figura (ficámos nos três melhores tempos).

O percurso era bastante difícil, com uma subida íngreme até à zona dos radares (cerca de 670 metros de altitude) e consequente descida, tendo de passar por vários controlos ao longo do trajecto, mas posso afirmar que superámos as nossas expectativas.

No final recebemos diplomas e placas comemorativas, regressando a Faro muito satisfeitos com as nossa prestações.

Luis Nadkarni