segunda-feira, 11 de outubro de 2010

MEMÓRIAS DAS CAMINHADAS NO ALGARVE 2008





A Associação Almargem (Loulé), desenvolve ao longo do ano um vasto leque de actividades nas áreas do pedestrianismo e montanhismo nas quais, dependendo da minha disponibilidade, costumo participar.

Desta vez a actividade iria ter lugar em pleno coração da Serra Algarvia.

O percurso pedestre da Cruz Alta na zona de Salir é certamente dos mais exigentes fisicamente, mas em contrapartida proporciona ao participante a contemplação de paisagens deslumbrantes, bem como o contacto directo com uma ainda preservada Natureza Serrana.

O ponto de encontro teve lugar em frente à Junta de Freguesia de Salir de onde partimos em caravana automóvel até ao Empreendimento Agrícola da Cruz Alta.

A partir deste local iniciou-se o percurso pedestre que logo nos proporcionou a observação de uma vasta zona vinhateira onde se desenvolvem várias castas de renome.

Passadas as vinhas entrámos numa zona de difícil progressão através de uma ribeira seca que nos levou à base de um serro que tivemos de "escalar".

No cume do serro a paisagem abriu-se perante os nossos olhos numa vastidão tal que conseguimos inclusivamente avistar o mar algarvio.

Vencida a consequente descida, não sem dificuldade, parámos para almoçar junto a uma ribeira onde se proporcionaram momentos de convívio e descontracção.

Logo após o almoço mais uma subida esgotante que nos levou ao cimo de outro serro de onde avistámos Salir, a Rocha da Pena, entre outras localidades.

Regressámos então ao local de partida onde nos foi servido um reconfortante lanche.

Percorremos cerca de 12 Km, em plena Serra Algarvia.

Fantástico!

Percursos Pedestres (Algarve) realizados 2008:
Azinhal (Castro Marim)15Km
Benémola (Querença)12Km
Salema (Lagos)15Km
Fóia (Monchique)12Km
Cruz Alta (Salir)12Km
Rocha da Pena (Salir)5Km