quinta-feira, 14 de outubro de 2010

MEMÓRIAS DAS MINHAS PARTICIPAÇÕES EM REGATAS DE VELEIROS 1979-2009





Para quem gosta do mar e de desportos náuticos experimentar a sensação de participar numa regata a bordo de um veleiro é uma experiência única.
Ao longo da minha vida tive o privilégio de integrar tripulações em vários veleiros de regata.
Recordo-me que a primeira regata em que participei foi em Vilamoura a bordo do lendário "Schtroumpf", comandado pelo célebre velejador Orlando Sena Rodrigues.
Posteriormente disputei a minha primeira Vilamoura Cup, na tripulação do Jod 35 "Tomate".
Uma experiência que recordo com orgulho e satisfação foi ter feito parte da tripulação do "Cidade de Faro" 1997 -1998, onde conseguimos bons resultados na Volta ao Algarve, Vilamoura Cup e Lagos Palos.
Participei ainda em dois campeonatos nacionais na classe IRC (2005 - 2009) sempre com tripulações fantásticas onde impera o sentido da entreajuda e a determinação para vencer.
O ponto alto da minha experiência em veleiros de regata foi sem dúvida a vitória conseguida na Regata Palos Lagos no ano de 2005 a bordo do veleiro "Adega da Marina" comandado pelo João Pedro Jacinto.
São momentos que ficam na memória para sempre.

Numa organização da Federação Portuguesa de Vela com a colaboração do MYCA Albufeira decorreu nas águas algarvias o Campeonato Nacional de Vela IRC 2009.

Tive a satisfação de receber o convite por parte do Skipper Paulo Sena Rodrigues, para integrar a tripulação do veleiro "Pura Vida".

No primeiro dia de regata, realizou-se um percurso costeiro onde ficamos classificados em sexto lugar, entre os 13 concorrentes.

No segundo dia de prova concluiu-se apenas uma regata, dado a falta de vento que se fez sentir.

Nessa noite, a Organização promoveu um jantar convívio para os participantes, onde a boa disposição foi ponto de destaque.

No último dia do Campeonato, conseguiram-se realizar as duas regatas que acabaram por validar esta prova.

O título de Campeão Nacional foi conquistado pela embarcação BOOMERANG de Lisboa.

Uma palavra de apreço para a tripulação que apesar de se ter classificado no sétimo lugar da classificação geral, deixou bem patente que está preparada para enfrentar os desafios que se avizinham no mundo competitivo da vela de cruzeiro.

Foi com agrado que recebi o convite para integrar a Tripulação do veleiro "Pura Vida" (Grand Soleil 40) para disputar a Regata MYCA ( Marina Yacht Club Albufeira) 2009.

Já há uns anos que estava afastado da competição de cruzeiros, mas senti-me bastante confiante para voltar a competir numa modalidade muito exigente quer a nível físico quer de concentração e destreza nas manobras.

No Sábado realizámos a primeira Regata do Troféu (Percurso Longo), com largada de Albufeira, rondagem da primeira baliza na zona de Armação de Pera, segunda baliza colocada em frente aos Olhos de Água e chegada em Albufeira.

A prova correu de feição e conquistámos o terceiro lugar entre doze participantes.

Já na Marina de Albufeira, como é hábito nas provas de vela, tivemos oportunidade de nos envolver num salutar convívio que decorreu na sede social do MYCA, seguindo-se um jantar na "Tasca Portuguesa".

No Domingo, estavam programadas duas regatas em percurso vai-vem que disputámos com vento de 15 Nós, o que proporcionou um belo espectáculo a quem estava em terra, dado o colorido dos balões (spinnakers) que navegaram na baía de Albufeira.

Na primeira regata do dia ficámos em terceiro lugar e na segunda em quarto, o que nos colocou na classificação geral num honroso terceiro lugar.

Uma palavra de amizade para com o Skipper Paulo Sena Rodrigues e Tripulação, onde o espírito de entre-ajuda e camaradagem foram decisivos para tão boas prestações.

Terminado o troféu, realizou-se na sede social do MYCA a Cerimónia de Entrega de Prémios, com a presença de Individualidades de várias áreas relacionadas com a Vela e com a Náutica.

Foram sem dúvida belas experiências que vivi nas Regatas de Veleiros.