quinta-feira, 7 de outubro de 2010

MEMÓRIAS DE UM FIM DE SEMANA DE ESCALADA EM SAGRES 2009



A AMEA (Associação de Montanhismo e Escalada do Algarve) organizou em Sagres um Workshop sobre Técnicas de Escalada em Falésias.

Como tenho vindo a praticar Escalada com alguma assiduidade nos últimos anos resolvi participar.

Marcámos encontro na sede da AMEA em Faro... e lá fomos.

O meio de transporte colocado à nossa disposição foi uma auto-caravana "Mercedes", propriedade do nosso colega João Baltazar que, apesar de já ser velhinha e dificilmente passar dos 90 Km/H, mostrou-se bastante eficiente e proporcionou-nos uma óptima estadia em Sagres.

Com orientação por parte do credenciado Monitor de Escalada, David Rodrigues, iniciámos as actividades onde nos foram transmitidos conhecimentos de grande utilidade, quer na área da técnica, quer na segurança (regra número um) neste tipo de modalidade desportiva.

Praticámos rappel falésias abaixo, e escalada, tendo que salientar o excelente espírito de camaradagem vivido no grupo de participantes.

Posso dizer que este ambiente de escalar falésias, apesar de por vezes intimidante, não era de todo estranho para mim, dado que 30 anos antes já me aventurara a experimentar este tipo de escalada ainda que noutra zona da Costa Vicentina.

Na noite em que ficámos em Sagres, proporcionou-se um excelente convívio e, dado ser o Feriado 10 de Junho houve festas e fogos de artifício, tendo acabado a noite no famoso bar Dromedário.

Dormimos na auto-caravana e na manhã seguinte, bem cedo, resolvi fazer um pequeno "Trek" na zona, tendo aproveitado para tirar umas fotos e deliciar-me com esta paisagem verdadeiramente única.

Como soube que a Caravela Boa Esperança estava atracada no Porto de Sagres (Baleeira) resolvi visitar os meus amigos, Comandante José Gravata e o meu primo Afonso. Fui muito bem recebido a bordo e deixo aqui uma palavra de apreço à Tripulação.

Continuámos entretanto a actividade de escalada, tendo treinado dar segurança ao companheiro de ascensão e ensaiado outras técnicas especialmente utilizadas em falésias, tendo tudo corrido pelo melhor.

Para finalizar em beleza, o David Rodrigues e o Celestino Martins realizaram a escalada de uma via no sector "riscas", via essa com grau de dificuldade considerável.

Regressámos então a casa plenamente satisfeitos com estes excelentes dois dias de Formação na área da Escalada em Falésias.

Sem dúvida mais uma excelente iniciativa da AMEA.