quinta-feira, 7 de outubro de 2010

MEMÓRIAS DE UMA CAMINHADA NA SERRA DE MONCHIQUE 2008



Com orientação por parte dos Guias, Prof. João Santos e José Luís Raposo, o percurso de montanha iniciou-se na Fóia 902 m (Serra de Monchique), desenvolvendo-se na primeira parte em direcção a Oeste, onde pudemos observar uma grande quantidade de espécies florestais que habitam aquelas altitudes.

Após cerca de meia hora de caminhada chegámos a uma antiga pedreira abandonada, tomando então o trilho para Norte.

Durante a caminhada nesse trilho começou a soprar um vento bastante fresco que levou alguns participantes a vestir agasalhos.

Neste percurso realizado para Norte tivemos ainda a oportunidade de nos deliciar com o encanto dos socalcos talhados na encosta da montanha, e de observar de bastante perto algum gado bovino que por ali pastava.

Após uma íngreme subida chegámos a uma pequena Barragem onde fizemos uma pausa para recuperar energias e apreciar um reconfortante almoço.

Retomámos a caminhada, desta vez em direcção a Este, durante a qual admirámos paisagens deslumbrantes, conseguindo-se inclusivamente distinguir no horizonte a Cidade de Faro (Cabo de Santa Maria).

Observámos igualmente alguns habitantes daquela zona da montanha que se dedicavam à apanha da castanha, com os quais mantivemos uma amena e interessante conversa.

A parte final do percurso, já em direcção a Sudoeste foi realizada por trilhos com algum grau de dificuldade dada a inclinação acentuada, mas que ultrapassámos com maior ou menor dificuldade.

Regressamos então à Fóia, local de partida, com a satisfação de ter realizado um percurso de Montanha (cerca de 14 Km) sempre acima dos 700 metros, onde podemos apreciar da beleza natural do nosso Algarve.