segunda-feira, 8 de novembro de 2010

MEMÓRIAS DA FABULOSA EQUIPA DE PRINCIPIANTES DO NAVAL DE FARO 1996 - 1998




Um dos momentos mais gratificantes da minha carreira como treinador de vela foi sem duvida ter colaborado na Escola de Vela (Classe Principiante) no Ginásio Clube Naval de Faro nos anos 1996 - 1998.
Tive a sorte de ser instrutor de jovens que demonstraram uma aptidão fora do comum para a prática deste exigente desporto.
Tendo em vista a preparação destes jovens velejadores para a competição idealizei um projecto de treinos e actividades que seriam a base para uma carreira de sucesso que iriam desfrutar mais tarde.
Assim foi.
Começámos os treinos na Ilha do Farol, utilizando a Praça Larga como local privilegiado para ensaiar e apurar as tácticas de largada, rondagem de balizas e desenvolvimento estratégico da regata.
As embarcações Optimist ficavam armazenadas num espaço cedido pela JAPSA e nos fins de semana saíamos da Doca de Faro no semi-rígido rumo ao Farol onde desenvolvíamos as actividades.
Nos primeiros meses os velejadores ganharam a confiança necessária para se sentirem confortavelmente na regata de vela, aplicando as tácticas ensaiadas e melhoradas vezes sem conta durante os treinos.
Começámos então a participar nas Provas para a Classe Principiante inseridas no Campeonato do Algarve e o sucesso foi total.
Lembro-me de por duas vezes a nossa equipa ter conquistado os cinco primeiros lugares da classificação geral entre várias dezenas de participantes (Regatas em Vilamoura e Tavira) superando as nossas melhores expectativas.
Nesta verdadeira senda de sucessos conseguimos os títulos de Campeões do Algarve de Escolas de Vela e Vice Campeões de Portugal de Escolas de Vela no ano de 1998.
Uma palavra para a colaboração decisiva nos excelentes resultados conseguidos nos Campeonatos por parte dos meus colegas e técnicos Luís Veríssimo, Manuel Belchior e Pedro Baptista
Todo este sucesso se deve ao empenho e dedicação destes jovens velejadores que para além do talento se esforçaram e deram o melhor de si, prestigiando a colectividade Ginásio Clube Naval de Faro e consequentemente a nossa cidade.
Pedro Fernandes, Joana Vargas, Ivo Maia, Margarida Cassiano, Nuno Silva, João Gil Morais, António Pedro (Topê) entre muitos outros, contribuíram para esta afirmação da Vela de Iniciação em Faro que me apraz recordar com satisfação e saudade.