terça-feira, 2 de novembro de 2010

MEMÓRIAS DA MINHA PASSAGEM PELO BOXE AMADOR SFB 1979 - 1980


Uma das experiências emocionantes em que tive a oportunidade de participar foi integrar a equipa de Boxe Amador do Sport Faro e Benfica nos anos 1979-1980.
Há já algum tempo que esta modalidade dava os primeiros passos em Faro e tendo assistido aos treinos que decorriam na altura numa colectividade situada Rua do Alportel entusiasmei-me e inscrevi-me na então recém formada Escola de Boxe Amador do SFB.
O nosso treinador era o célebre Boxeur "João do Aliança" e os treinos tinham lugar no salão da sede do Faro e Benfica.
Comecei então a treinar e a conhecer os meus colegas, João Oliveira, Marcelino, Beta, Ludgero, entre muitos outros, com os quais sempre se evidenciou o despertar de uma sólida amizade, respeito e solidariedade.
O treinador entendeu federar-me na Federação de Boxe da altura, sediada em Elvas, possibilitando a minha participação em combates oficiais, decisão que muito me satisfez.
Lembro-me da dedicação com que encaramos o surgir desta modalidade, tendo eu e o João Oliveira idealizado e fabricado o suporte para a montagem do saco de couro com areia para treinarmos os golpes e ganhar resistência, bem como a instalação do ringue na ampla sala do SFB.
Posso afirmar que a minha relação com o Boxe Amador foi excelente e considero este desporto como uma escola de virtudes, ao contrário do que muitos poderão erradamente pensar de que se trata de uma modalidade violenta.
Recordo com saudade a participação da equipa do Sport Faro e Benfica numa série de Combates de Boxe Amador contra a equipa do Belenenses que se realizou na antiga Esplanada S. Luís Parque em Faro, onde a superioridade do Belenenses veio ao de cima, tendo no entanto ficado demonstrado o grande valor dos Boxeurs Farenses, João Oliveira, Marcelino, Ludgero, "Veneno", entre outros que nesses tempos projectaram a Cidade de Faro nesta modalidade ainda em embrião na nossa terra.
Foram tempos que recordo com muita satisfação.